Saúde

Maricá está protegida contra a meningite
Devido a inúmeros telefonemas que a Secretaria Municipal de Saúde vem recebendo de moradores da cidade preocupados com o aumento de casos de meningite meningocócica no Estado e, especialmente, em Cabo Frio, a prefeitura vem a público tranquilizar a população. A gerente executiva de Vigilância Epidemiológica e Programa de Imunização do município, Fernanda Spitz, garante que não há motivos para preocupação, uma vez que, em Maricá, apenas quatro casos da doença foram registrados em todo o ano de 2011. Além disso, o município tem atenção constante nesse assunto.
“São eventos isolados e, portanto, sem necessidade de recorrermos à vacinação em grande escala", explica. “Desde outubro de 2010, quando a vacina contra a meningite foi introduzida no calendário básico de imunização, cerca de 5 mil crianças receberam a dose nos postos de saúde. E nas localidades em que ocorreram os quatro casos, realizamos ações de bloqueio e vigilância”, ressalta Fernanda Spitz.
É importante ressaltar que a prefeitura tem obtido, por conta deste trabalho contínuo, índices muito satisfatórios no combate também de outras doenças graves, como a dengue. Spitz lembra ainda que a vacinação é preconizada somente para crianças menores de dois anos e “campanhas emergenciais só são indicadas em caso de surto ou epidemia”.  
Prevenção e vacinas – A vacina contra Meningococo C está atualmente disponível na rede pública para crianças com menos de 1 ano (doses aos 3, 5 e 15 meses) e faz parte do Calendário Básico de Vacinação da Criança, do Ministério da Saúde.
Sintomas - Febre alta, dor de cabeça forte, vômitos (nem sempre, inicialmente), rigidez no pescoço (dificuldade em movimentar a cabeça em direção ao queixo); manchas vinhosas na pele; estado de desânimo ou moleza. Nos bebês pode-se também observar moleira tensa ou elevada, gemido quando tocado, inquietação com choro agudo, rigidez corporal com movimentos involuntários ou corpo mole. Diante de qualquer um desses sinais, os especialistas recomendam procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo de sua casa.

Fonte: PMM

SUS terá uma força tarefa para agir em catástrofe
Um decreto do governo federal cria oficialmente a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), grupo de profissionais com habilitação para atender vítimas em situações de desastre e calamidade pública. A força será composta, por exemplo, por profissionais de hospitais federais, universitários e funcionários do Ministério da Saúde.
Fonte: São Gonçalo


Niterói registra 11 casos de dengue tipo 4 ao longo de 2011
Onze casos de dengue tipo 4 foram registrados no município de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, segundo informou nesta segunda-feira (31) a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói. Leia Mais



Maricá se une contra o mosquito transmissor da dengue

Com o objetivo de evitar uma epidemia de dengue no próximo ano, a Prefeitura de Maricá entrou de sola no combate ao mosquito, unindo o trabalho de diversas secretarias e iniciando ações preventivas nos bairros desde já.



Atraso de pagamentos causa confusão no Hospital Municipal de Maricá e vira caso de polícia
A falta de médicos e o atendimento demorado, provocou indignação em alguns pacientes do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, em Maricá, que começaram um tumulto, no dia 28 de novembro.Leia mais.
 
Tuberculose: todo cuidado é pouco
A tuberculose é uma doença antiga que continua assustando muita gente e preocupando as autoridades de saúde no mundo inteiro. Para se ter uma ideia, no Brasil, a tuberculose é quarta causa de mortes por doenças infecciosas e a primeira em pacientes com Aids.
 
Equipe de Controle de Vetores de Saquarema recebe novos uniformes
Foi realizado no dia 11 de setembro, no Posto de Urgência de Saquarema, a entrega de 76 novos uniformes e bolsas para a equipe responsável pelo controle de vetores da cidade de Saquarema.
Leia mais.
 
 
Drama na Justiça: viúva é dada como morta e fica sem benefício

Aos 81 anos, Ruth Joppert vive um drama inusitado. Desde que o seu marido Ireval Joppert faleceu em 2007, é obrigada a viver da caridade da família. Moradora de Maricá há 24 anos, Dona Ruth explica que em 1997, seu marido entrou na Justiça pedindo revisão da aposentadoria com pagamento de valores atrasados e a subseqüente atualização.